terça-feira, 11 de novembro de 2014

Modalidade do turismo no espaço rural

Turismo de habitação

  • Desenvolve-se em solares, casa apalaçadas ou residências de reconhecido valor arquitetónico, com dimensões adequadas e mobiliáro e decoração de qualidade. Pode também localizarse em espaços urbanos. Caracteriza-se por um serviço de hospedagem de natureza familiar e de elevada qualidade. 

Casa de Sezim, Guimarães, Portugal

Agroturismo

  • Caracteriza-se por permitir que os hóspedes observem, aprendam e participem nas atividades das explorações agrícolas, em tarefas como a vindima, apanhada fruta, desfolhada, ordenha, alimentação de animais, fabrico de queijo, vinho e mel. Em muitos casos, existem atividades organizadas e a possibilidade de alugar o equipamento necessário.

 
Quinta da Pôpa, Tabuaço, Portugal

Casas de Campo

  • Dsenvolve-se em casas rústicas particulares que se integram na arquitetura e ambiente caracteísticos da região, pela sua traça e pepos materiais de construção. O valo etnográfico é mais importante do que o arquitetónico. Têm, geralmente, pequenas dimensões e mobiliário simples e podem ser utilizadas como habitação do proprietário.

Casa da Cisterna, Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal

Turismo de aldeia

  • Desenvolve-se em empreendimentos que incluem, no mínimo, cinco casas de campo inseridas em aldeias que mantêm,no seu conjunto, as características arquitetónicas e paisagísticas tradicionais da região. Envolvendo toda a aldeia, esta modalidade é uma das que melhor poderá promover a conservação e valorização do património edificado. Esta iniciativa contribui também para melhorar a acessibilidade a aldeias que, em muitos casos, se encontravam quase isoladas e para a criação de emprego na restauração, nos postos de turismo, nas atividades de dinamização, no comércio local e no artesanato, o que poderá combater o despovoamento de certas áreas mais desfavorecidas.

Póvoa Dão, Viseu, Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário