terça-feira, 4 de novembro de 2014

Produzir energias renováveis

A produção de energia a artir de fotes renováveis é uma das formas de valorizar os recursos disponíveis nas áreas e de criar novas oportunidades de produção, como o cultivo de espécies destinadas à produção de energia. Existem boas condições em Portugal para desenvolver este setor e que vão contribuir para a criação de emprego e riqueza nas áreas rurais, tendo em conta as preocupações políticas nacionais e comunitárias.
As áreas rurais, devido ao seu vasto território, disponibilizam uma boa parte das fontes renováveis, assumindo importância a biomassa, energia eólica e hídrica.

Biomassa-Bioenergia

Produção de electricidade
  • Os produtos e resíduos da floresta consituem um enorme potencial para a produção de eletricidade, existindo já projetos para o seu aproveitamento. O maior é a central termoelétrica em Mortágua (Viseu), a funcionar desde 1999. Também podem ser utilizados os produtos e resíduos da agricultura, como os das podas das vinhas, dos olivais, das árvores de fruto, para obtenção de energia.

Biocombustíveis
  • O biogás é produzido a partir de resíduos da agroindústria e urbanos (lamas das estações de tratamento dos resíduos domésticos) e ainda nos aterros. Resulta da degradação biológica anaeróbica (sem oxigénio) da materia orgânica evitando problemas como a poluição dos cursos de água.
  • Os biocombustíveis líquidos podem ser produzidos através de culturas energéticas, de onde se obtém:
      • o biodiessel, utilizando óleos de colza ou de girassol:
      • o etanol, a partir da fermentação de hidratos de carbono provenientes da cana-do-açucar, da beterraba e também dos resíduos florestais e agrícolas .


Campo de Colza
 

Campo de Cana-de-açúcar



A produção de biomassa contribui para a diversificação da produção e do rendimento agrícola.


Energia Eólica

O vento, é utilizado há milhares de anos para a produção de energia através dos moinhos de vento que ainda hoje existem nos pontos masi altoas de algumas localidades. Exitem boas condições para a produção de energia eólica no nosso país, sendo estes locais as áreas rurais contribuindo assim para diversificar a sua base económica. Tem havido uma forte aposta em parques eólicos, o que faz com que Portugal seja o segundo país da União Europeia com maior participação de nergia eólica na produção de eletrecidade consumida.

Serra da Boa viagem, Figueira da Foz, Portugal

Energia Hídrica

A energia hídrica tem sido sempre utilizada nas áreas rurais para moagem dos cereais e da azeitona, mas constitui o recuros nacional mais utlizidado para a produção de eletrecidade, mas centrais hidroelétricas. Atualmente, aposta-se também na construção de mini-barragens, cujos impactos ambientais são menores, podendo ser planeadas e construídas de acordo com os interesses locais.

Mondego, Figueira da Foz, Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário