Turismo Ambiental
- Cada vez mais procurado, pela aventura, pelo contacto com a Natureza e pela multiplicidade de atividades ao ar livre, desde canoagem, rafting, parapente, asa-delta, balonismo, bicicleta de montanha ou todo o terreno (BTT), marcha e/ou corrida de orientação, espeleoloia, montanhismo, escalada, campismo, percursos pedestres, pesca, etc. As áreas protegidas são espaços priveligiados para o turismo ambiental, beneficiando de um grande número anual de visitantes.
Parque Nacional de Peneda-Gerês, Portugal |
Turismo Fluvial
- Valoriza a importância da água como fonte de lazer, obtém cada vez mais adeptos. Este interesse tem sido acompanhado de programas de valorização de áreas ribeirinhas, com vista a proporcionar espaços seguros para a prática de atividade balnear, tal como a sua valorização ambiental e paisagística.
Ponte de Lima, Portugal
Turismo Cultural
- Valoriza o património arqueológico, histórico e etnográfico local. Castelos, solares, templos, museus, romarias, recriação de atividades tradicionais, com roteiros próprios, organização de visitas guiadas e documentação pormenorizada, contribuem para dinamizar as áreas rurais.
Templo de Diana, Évora, Portugal |
Turismo Gastronómico e Enoturismo
- Tiram proveito da grande diversidade e qualidade da gatronomia e dos vinhos regionais. Desde 1996, têm vindo a ser constituídas as rotas dos vinhos, que representam um conjunto de locais organizados em rede, numa região vinícola demarcada com interesse turístico. Associados a estas rotas, existem programas organizados que oferecem aos turistas a possibilidade de participarem nas diversas atividades ligadas a`produção e cultura de vinho.
Alentejo, Portugal
Turismo Cinegético (caça) e Turismo Termal
- São das formas mais antigas de turismo em áreas rurais. O primeiro cria emprego nas atividades de preservação do ambiente, nas zonas de caça turística e associativa. As termas aproveitam as carcterísticas específicas das águas subterrâneas e são, desde sempre, elementos importantes na dinamização turística de muitas áreas rurais do nosso país.
Açores, Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário