quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O papel dinamizador dos serviços

O crescimento dos serviços é fundamental para o desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas promovendo a melhoria da qualidade de vida e criando postos de trabalho.
A oferta de bens e serviços de proximidade (abastecimentos de água, eletrecidade, telefone, saúde, apoio a jovens e idosos) e outros ligados com a cultura, o desporto ou o lazer, garantindo uma melhor qualidade de vida às populações rurais e um estímulo essencial à sua permanência e de vativar novos habitantes.
Nas áreas rurais desevolvem-se outros serviços de apoio às atividades económicas como a agicultura, o turismo e a indústria. Recentemente têm surgido serviços ligados à formação profissional, às atividades tradicionais e ao próprio desenvolvimento das diverss regiões. Os serviços de apoio aos agricultores assumem especial iportância pois estão ligados a associações de produtores, que oferecem informação técnica, económica e legislativa e facilitam as relações com as entidades oficiais.
O agricultor é o guardião da paisagem
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 nos seus objetivos operacionais prevê o apoio financeiro para os projectos de prestação de servicos de aconselhamento e acompanhamento técnico das explorações agrícolas e florestais
A própria PAC, ao calorizar o papel do agricultor como agente de conservação ambiental, incentiva a criação de novos a criação de novos serviços na área do ambiente, que também fazem parte da multifuncionalidade dos espaços rurais, propocionando rendimentos aos seus ambientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário